Pedro Correia's profile

Pina Bausch, olhares

Para compor o livro, me inspirei no documentário “Pina”, de Wim Wenders e notei grande poder no olhar da bailarina alemã. É interessante notar como uma bailarina, além de se expressar bem com o corpo, diz tanto com o olhar. Seus olhares marcantes compõe a capa, que fazem alusão a passagem de tempo, e na contra capa, a sua expressão corporal aparece num misto de contrastes que ela própria trabalhava em seus espetáculos, com a interação do homem com a mulher. O arranjo tipográfico é composto pelo lado sério de Philippine Bausch e o lado do movimento de "Pina". 
 
A partir de “gavetas”, criadas para trazer seus olhares e expressões corporais na capa, defini o grid interno do livro. Por Pina sempre trazer surpresas em suas peças, há no livro diversos momentos em que o texto interage com as fotografias, sendo invadido por elas e alteração das cores de corpo do texto. Nas Aberturas de Capítulo, o texto acompanha o movimento dos “bailarinos-atores”. No final do livro, coloquei a foto que mais me identifiquei de Pina – jovial e com o olhar penetrante de que tanto tratei no livro.
​Trabalho realizado no quinto período do curso de Comunicação Visual-Design, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Orientado pela professora Nair de Paula Soares.
Pina Bausch, olhares
Published:

Owner

Pina Bausch, olhares

Projeto editorial desenvolvido sobre Pina Bausch.

Published: